O objetivo deste espaço é contribuir, através do compartilhamento de experiências,
ideias e práticas, para o debate sobre educação
de jovens e adultos no Brasil. Apesar da internet já contar com uma série
de blogs e espaços informais de discussão sobre os mais diversos campos da educação,
há uma escassez de blogs, sites e outras plataformas para discussões sobre
questões específicas da educação de jovens e adultos. O objetivo deste espaço
é, portanto, contribuir com as discussões sobre EJA no campo da informalidade.
Este é um espaço informal porque não se propõe apenas ao debate acadêmico, o que não significa dizer que pesquisas científicas do campo não fundamentarão nossas publicações. Pelo contrário, enquanto pesquisador da educação de jovens e adultos devo assumir a importância das publicações de outros pesquisadores inseridos nas universidades do país. Entretanto, este também deve ser um espaço de discussão e principalmente de compartilhamento de experiências e práticas de professores, gestores e alunos inseridos em contextos de educação de jovens e adultos. Neste ponto, encontra-se outra lacuna: a formação de professores para atuação na EJA é bastante falha no Brasil o que leva a crer que o compartilhamento dos saberes profissionais dos professores que já atuam nesta modalidade pode ser muito rico para todos. Digo isso enquanto professor, que ao iniciar a carreira atuando em EJA tive muitas dificuldades em compreender as especificidades desta modalidade da educação básica, e como professor coordenador de uma escola especializada em EJA onde percebo na troca de experiências entre professores o caminho mais importante para a formação e construção dos seus saberes profissionais.
O blog está aberto a comentários, críticas e principalmente publicações de pesquisadores, professores, gestores e alunos da EJA que queiram contribuir para o desafio de criar um canal de debate e compartilhamento de saberes, experiências e trabalhos de sucesso. Envie sua contribuição para brunosjoaquim@gmail.com.
Mãos à obra!

Parabéns Bruno por mais essa iniciativa. Tenho aprendido muito com você e tenho certeza que esse será mais um canal de aprendizado.
ResponderExcluirTrabalhar na EJA me fez mais paciênte e tolerante. Continuemos juntos buscando sempre melhorar essa modalidade de ensino. Precisamos também divulgar o modelo de eliminação matérias tão pouco conhecido. Estou contigo. Bjs
Parabens! adorei o projeto!
ResponderExcluir