quinta-feira, 30 de julho de 2015

Oportunidades da Educação de Jovens e Adultos na Baixada Santista

As exigências do mercado de trabalho são cada vez maiores na região, especialmente em tempos de instabilidade da economia. A conclusão da educação básica, muito além de uma necessidade pessoal e profissional, é um direito de todos, garantido pela Constituição de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. 

A região da baixada santista oferece algumas oportunidades para jovens e adultos que, por algum motivo, não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade considerada ideal. Além das redes municipais e das escolas estaduais que oferecem a modalidade presencial no período noturno, há na baixada quatro Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), que oferecem educação básica a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio. Em Santos, há o CEEJA Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo, localizado no bairro da Aparecida e o CEEJA Prof. Archimedes José Bava, localizado na Zona Noroeste. Em Praia Grande, o CEEJA Max Dadá Gallizzi, localizado no bairro do Boqueirão atende adultos de todo litoral sul. No Guarujá, o CEEJA mais novo da região, está localizado no Jardim Helena Maria. 

A modalidade de ensino oferecida pelo CEEJA é baseada na presença flexível, no ensino individualizado e na eliminação de disciplinas. O aluno escolhe os dias da semana e os horários que pode frequentar a escola. Não há salas de aula dividida por séries, porque o estudante recebe individualmente as orientações dos professores de cada disciplina, levando em conta o tempo em que ficou afastado da escola, seu ritmo de estudos e os saberes de cada um. O aluno estuda uma disciplina por vez com o material didático equivalente à série que precisa estudar. Quando concluir uma disciplina, escolhe outra, e assim por diante até a conclusão do curso. As escolas também oferecem oficinas interdisciplinares, com o objetivo de valorizar práticas de socialização e aprendizagem coletiva.

Esta modalidade exige do aluno maior autonomia do que as escolas regulares, porque a preparação prévia para as avaliações é fundamental para o bom desempenho dos alunos. Entretanto, o atendimento oferecido por estas escolas permite que cada estudante siga seu próprio ritmo e que o professor possa trabalhar com as dificuldades e talentos individuais de cada um. Desta forma, o aluno desenvolve sua própria forma de estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo e seu estilo de aprendizagem. Não há carga horária a cumprir ou prazo mínimo para conclusão e em todos os CEEJA as matrículas permanecem abertas ao longo de todo ano letivo. Trata-se de uma excelente oportunidade de educação pública, gratuita e de qualidade para adultos que não podem frequentar a escola todos os dias da semana ou que possuem horários de trabalho que dificultam sua inserção em escolas regulares. 

CEEJA Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo: Av. Dr. Epitácio Pessoa, 432 - Aparecida, Santos. Tel.: 3231-7394.

CEEJA Prof. Archimedes José Bava: Av. Afonso Schimidth, 1171 - Castelo, Santos. Tel.: 3203-3457

CEEJA Max Dadá Gallizzi: Rua Pernambuco, 865, Boqueirão, Praia Grande. Tel.: 3473-4899. http://www.ceejamax.com/

CEEJA Guarujá: Rua Azuil Loureiro, 250. Jd. Maria Helena, Guarujá. Tel.: 3383-3995.   http://ceejaguaruja.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir!